Introdução
Criação - Prof. Rodrigo Troyack
Coordenação - Prof. Guilherme Noira
Ao longo dos último anos, a sociedade moderna sofreu uma série de transformações tecnológicas devido o avanço das ciências básicas, que refletiram em mudanças comportamentais dramáticas.
No ambiente doméstico, o desenvolvimento da indústria do entretenimento digital e eletrônico vem se impondo rapidamente como novo símbolo social, oferecendo um novo padrão de diversão e lazer para as famílias, sobretudo para as crianças e adolescentes, mostrando seus reflexos no novo modelo de comportamento dos jovens, cada vez mais sedentários, inseguros e ansiosos. Paralelamente, a atividade física formal e regular, ou informal e lúdica vem perdendo cada vez mais espaço na rotina de vida dos jovens, especialmente as crianças e adolescentes, visto que os mesmos são absorvidos rapidamente e cada vez mais cedo pela dinâmica funcional dessa nova sociedade de consumo tecnológico, incorporando-se a um ciclo-vicioso que não contempla o tempo necessário a prática de atividades físicas.
O excesso de peso, decorrente de uma má alimentação e sedentarismo, pode levar aos pequenos a doenças de gente grande como aumento nas taxas de colesterol e glicemia, pressão alta, alterações cardiovasculares, perda da auto-estima, isolamento dos amigos, ansiedade e, até mesmo, depressão. A má alimentação gera não só o excesso de peso, mas pode contribuir para uma deficiência de nutrientes que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Uma criança que se alimenta mal corre um risco maior de apresentar anemia, deficiência de vitaminas do complexo B e a conseqüência será um baixo rendimento escolar e crescimento menor comparado aos colegas de escola.
Acompanhamento Médico
Antes de se iniciar qualquer intervenção profissional em crianças e adolescentes, é imprescindível que a mesma esteja orientada pelo seu médico. Independente da ausência ou não de fatores de risco, só se deve iniciar um programa de Atividades Físicas após liberação médica documentada. O acompanhamento médico deve ser regular e periódico.

Importante
Estudos científicos têm demonstrado a relação de causa e efeito entre o tempo dedicado ao uso de equipamentos eletrônicos de entretenimento na adolescência, como televisão, videogames e computadores, e a consolidação e prática de comportamentos na vida adulta, mostrando claramente que quanto maior o tempo dispendido com estes meios eletrônicos de diversão, maior é a probabilidade de se formar um adulto sedentário, obeso e com o desenvolvimento de um ou mais fatores de risco associados.
Prevalência
Estudos do IBGE de 2009 apontam um saldo positivo no número de crianças de 5 a 9 anos com excesso de peso ao longo de 34 anos. Na década de 70, os índices de excesso de peso eram, em média, 9,8%. Já na pesquisa realizada em 2008-09, os índices médios chegam a 33,4%. Entre as crianças de 10 a 19 anos de idade, este aumento entre as décadas também foi evidente com índice médio passando de 5,6% para 20,5%.
Benefícios da atividade física
- Melhora a aptidão cardiorrespiratória
- Aumenta a força
- Aumenta a massa muscular
- Aumenta a flexibilidade
- Produz efeito hipotensor da pressão arterial
- Reduz a gordura corporal
- Redução do Colesterol sanguíneo
- Reduz os Triglicerídeos
- Aumento da sensibilidade à insulina
- Melhor controle da Glicose sanguínea
- Manutenção da taxa metabólica basal
- Manutenção das taxas de produção hormonal
- Combate o sedentarismo
- Promove um estilo de vida mais saudável

A importância da boa alimentação
A alimentação tem papel fundamental no excesso de peso das crianças e alimentos como biscoitos recheados, chocolates, doces, refrigerantes, fast food e alimentos industrializados contribuem para o ganho de peso ao longo da infância e pode levar a distúrbios relacionados ao peso. Considerando o ambiente escolar, pesquisas mostram que a obesidade está relacionada a doenças como autismo, déficit de atenção, entre outras e que a alimentação pode influenciar de forma negativa e, igualmente, positiva quando se trata destas desordens nas crianças.
Assim sendo, é fundamental que os pais e professores estejam atentos a todo este cenário. Deve-se atentar para a importância da alimentação nos pequenos para que, desde a infância, possa adquirir hábitos saudáveis de alimentação e, conseqüentemente, uma saúde em dia para toda a vida. O nutricionista pode auxiliar neste resgate a alimentação natural, ao conhecimento das frutas, verduras e legumes e seus principais benefícios. A nutrição funcional auxilia neste equilíbrio, no tratamento da obesidade já instalada e nas queixas comuns ao ambiente escolar como déficit de atenção, dificuldade de aprendizado, baixo nível de energia entre tantas outras.

O programa NB FIT KIDs
A infância e a adolescência são fases da vida onde hábitos saudáveis e uma rotina ativa constroem e solidificam hábitos, condutas e comportamentos que serão transportados para a vida adulta, determinando o curso da qualidade de vida futura.
Porém, de fato, a adesão e retenção do público adolescente à atividade física regular está associada com o dinamismo, variedade de estímulos e ludicidade. Portanto, o programa NB FIT KIDs será composto por 80 minutos de atividades distribuídas por exercícios cardiovasculares, força e flexibilidade, onde serão trabalhadas a velocidade, agilidade, força explosiva e pliometria, além de funções básicas como equilíbrio estático e dinâmico, lateralidade, esquema corporal e ritmo.
As aulas deverão ser realizadas em dias alternados, com periodicidade mínima de duas sessões semanais, a fim de garantir os efeitos de transferência das adaptações metabólicas e fisiológicas subagudas e agudas que ocorrem Durantes e imediatamente após a sessão de treinamento, e permitir a completa recuperação metabólica e mecânica da massa muscular.

Avaliação Física

A participação dos alunos no programa NB FIT KIDs se inicia com um processo de avaliação criterioso e adequado às necessidades de levantamento de dados e informações objetivas, úteis e relevantes sobre o estado inicial do aluno, sua composição corporal, capacidade cardiorrespiratória, força e flexibilidade, coordenação motora geral e fina, desempenho em habilidades motores bem como o estado de maturação biológica em comparação ao desempenho cronológico.
Os seguintes itens compõe a Avaliação Física do programa NB FIT KIDs: Anamnese, Avaliação somatória da composição corporal, risco potencial de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e demais fatores de risco associados, avaliação da maturação biológica, avaliação de desempenho motor geral - EUROFIT– avaliação postural e diagnóstico de disfunções da coluna vertebral.
Videogames de Interface Ativa
Recentemente, alguns estudos apresentaram dados interessantes que associam um aumento do gasto energético diário e do nível de atividade física semanal com o uso de videogames ativos que simulam a prática de modalidades esportivas dinâmicas como voleibol de praia, tênis de campo, pugilismo e dança contemporânea.
Outra característica atraente desses jogos eletrônicos de interface ativa parece ser o aumento significativo das respostas cardiovasculares em comparação aos videogames de interface sedentária tradicionais, e mesmo em comparação com exercício aeróbico contínuo de intensidade moderada como a caminhada, ou o repouso, as variáveis cardiovasculares do exercício permanecem substancialmente elevadas, o que permite inferir, que o nível de exigência motora e metabólica solicitada pelas videogames de interface ativa parece ter maior conexão com o nível de motivação e engajamento das crianças e adolescentes.

Prescrição do treinamento Aeróbico
A prescrição do treinamento aeróbico envolverá o treinamento intervalado de alta intensidade, visto que a incidência tem sustentado satisfatoriamente que o treinamento intervalado de alta intensidade parece ser mais efetivo para aumentar o VO2 máximo, bem como outros fatores hemodinâmicos centrais, como volume de ejeção sistólica e débito cardíaco, em comparação ao treinamento aeróbico contínuo de baixa a moderada intensidade.

Prescrição do treinamento de força
O treinamento de força muscular se baseará em metodologia que privilegia o treinamento em circuito para grandes grupos musculares através de exercícios multi-articulares, pois aqui o objetivo explícito é desenvolver os mecanismos fisiológicos relativos à coordenação motora geral e neural das estruturas envolvidas na execução do movimento, neurônios, vias de conexão nervosa medulares, músculos e unidades motoras.
Contudo, existem dados suficientes que comprovam que o desenvolvimento da força muscular na infância e adolescência está mais associado ao controle e a qualidade do movimento, funções desempenhadas pelo sistema neuromotor, que ao processo fisiológico de hipertrofia muscular, em virtude da imaturidade metabólica de crianças e adolescentes. Cabe lembrar que, o desenvolvimento da força muscular está diretamente associado à melhoria de desempenho em todas as funções psicomotoras, habilidades motoras e desportivas observadas no universo cotidiano de práticas esportivas experimentados pelos jovens em idade escolar, assim como melhora substancialmente as disfunções e incorreções posturais ocasionadas pelo excesso de peso e material escolar carregados nas mochilas, conforme dados suportados na literatura.
A rotina básica de treinamento
- Aquecimento global ativo.
- Exercício aeróbico intervalado com estímulos de média-alta intensidade (~60-90% VO2R) e intervalos de recuperação proporcionais à capacidade aeróbica inicial (~50-60% VO2R)
- Exercícios de força organizados em circuito composto por 8 a 10 estações de exercício multi-articulares para os membros superiores e inferiores ou exercícios de força específicos na areia, envolvendo um circuito composto por 6 a 8 estações que caracterizem trabalhos de velocidade, agilidade, força explosiva e Pliometria e funções psicomotoras básicas como equilíbrio estático e dinâmico, lateralidade, esquema corporal e ritmo.
- Exercícios de alongamento
- Possibilidade de integração do videogame Wii, distribuídos nos últimos 20 minutos de aula como forma de premiação ao bom comportamento e progresso do aluno nas atividades principais oferecidas na primeira parte da aula.

Referências Bibliográficas